Fendt apresenta o primeiro trator movido a hidrogênio em evento na Alemanha

fendt_trator_hidrogenio_1
fendt_trator_hidrogenio_2

Projeto inovador recebeu prêmio por seu pioneirismo dentro do setor agrícola

Alemanha, março de 2023 – O Ministério da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia da Baviera, na Alemanha, organizou no final de fevereiro o “German Hydrogen Summit”, uma cúpula que discutiu sobre o uso de hidrogênio nos setores produtivos. Na reunião, na cidade de Straubing, foram debatidos os potenciais tecnológicos e usos práticos do hidrogênio sob o tema “Oportunidades e possibilidades para agricultura e silvicultura”, com participação de profissionais ligados aos campos da ciência, política, trabalho em associações, bem como operações práticas. Durante o evento, a Fendt apresentou, pela primeira vez, o protótipo de um trator movido a hidrogênio.

“Vejo o hidrogênio como uma solução muito importante para os problemas da agricultura e da silvicultura, pois essas atividades são capazes de fornecer muita energia. Usinas fotovoltaicas ou energia eólica geram eletricidade em terras agrícolas e florestais e a utilizam para produzir hidrogênio. Também é possível gerar hidrogênio a partir de usinas de biogás ou de madeira residual da floresta”, explicou Hubert Aiwanger, Ministro da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia da Baviera. “O objetivo maior é que produtores rurais possam usar esse hidrogênio em seus tratores ou máquinas agrícolas. Espero que a Fendt continue a desenvolver este protótipo, porque precisamos disso.”

Com outros parceiros, a Fendt está participando do projeto modelo agrícola H2Agrar na Baixa Saxônia, que visa pesquisar uma infraestrutura de hidrogênio para uso agrícola. Dentro deste modelo, os protótipos desenvolvidos pela marca serão usados regularmente em propriedades rurais em Haren (Emsland) já a partir de abril de 2023.

Projeto modelo H2Agrar recebe o prêmio DLG Agrifuture Concept Award 2022

Reduzir as emissões de CO2 é uma das principais missões do futuro, e na agricultura não é diferente. No projeto modelo H2Agrar, vários parceiros estão estudando como pode ser criada uma infraestrutura de hidrogênio para uso agrícola. Para a iniciativa, a AGCO/Fendt tem o papel de fornecer tratores que irão trabalhar utilizando o combustível alternativo. Reconhecendo esses esforços, a DLG (Sociedade Agrícola Alemã), premiou o projeto pelo seu trabalho pioneiro para o futuro da agricultura.

“Estamos muito satisfeitos por ter recebido este prêmio excepcional da DLG. Tanto para a equipe de pré-desenvolvimento da Fendt quanto para os outros parceiros da H2Agrar, este reconhecimento é uma motivação para continuarmos trabalhando energicamente na pesquisa de modelos alternativos para geração de energia”, afirma Walter Wagner, diretor Administrativo de Pesquisa e Desenvolvimento da AGCO/Fendt. “Para máquinas com alta demanda de energia, a mobilidade elétrica não é uma alternativa às energias convencionais. Aqui estamos pesquisando outras soluções alternativas, como o uso do hidrogênio. O projeto modelo H2Agrar oferece as melhores condições para isso.”

Produção verde de alimentos com hidrogênio

Entre outras coisas, o projeto irá investigar a usabilidade e o potencial de desempenho do hidrogênio para máquinas agrícolas. Para esse fim, os tratores desenvolvidos pela Fendt serão usados em condições reais em duas propriedades rurais. Durante todo o período do projeto, será analisado o consumo de hidrogênio dos tratores. Ao mesmo tempo, serão pesquisados os requisitos técnicos para uma infraestrutura adequada de hidrogênio para a agricultura. Essas descobertas formarão a base para pesquisas adicionais sobre a redução das emissões de CO2 de veículos agrícolas.

Sobre o projeto H2Agrar

No projeto conjunto H2Agrar e no projeto Green H2 Hub-Haren, no estado da Baixa Saxônia, a Alemanha está financiando o desenvolvimento de uma infraestrutura de hidrogênio na região-modelo de Emsland. O hidrogênio verde é produzido a partir de um parque eólico local e deverá ser usado principalmente no setor de mobilidade e na agricultura. Para isso, está em construção uma ampla infraestrutura com postos de abastecimento de combustíveis alternativos e postos de carregamento eletrônico. A AGCO/Fendt trabalha no projeto em parceria com a CEC Haren GmbH & Co. KG, a Röchling Engineering Plastics SE & Co. KG, a Braunschweig Technical University e a Emden/Leer University of Applied Sciences.

Sobre a Fendt

Fendt é a marca líder em alta tecnologia no Grupo AGCO para clientes com as mais altas exigências de qualidade de máquinas e serviços. Os tratores e colheitadeiras Fendt operam globalmente em fazendas profissionais, bem como em aplicações não agrícolas. Os clientes se beneficiam da tecnologia inovadora para aumentar o desempenho, a eficiência e a economia. O uso de tecnologias Fendt economizam recursos e ajudam os agricultores e empreiteiros a trabalharem de forma sustentável em todo o mundo.

Em suas instalações alemãs em Marktoberdorf, Asbach-Bäumenheim, Hohenmölsen, Feucht, Waldstetten e Wolfenbüttel, a AGCO emprega cerca de 7.000 pessoas em pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, bem como em produção, serviço e administração. www.fendt.com |  https://www.instagram.com/fendt.global/ | www.linkedin.com/company/fendt