Fendt ingressa no Programa PRO Carbono, iniciativa que contribui para o avanço e consolidação de uma agricultura baixo Carbono

agcofinance_pro_carbono_paulo_schuch_superintendente
fendt_pro_carbono_jose_galli_diretor_fendt_america_do_sul

Aumento sustentável da produção agrícola e redução de emissões estão entre as principais metas do programa criado pela Bayer, que passa a contar com as tecnologias da Fendt

Não-Me-Toque, Março de 2023 – A Fendt, marca alemã de máquinas agrícolas do grupo AGCO, agora é parte do Programa PRO Carbono, iniciativa idealizada pela Bayer que tem como objetivo ampliar a produtividade no campo e o sequestro de carbono no solo, por meio da intensificação de práticas conservacionistas, reconhecendo o agricultor também pela maneira sustentável como produz. Através da parceria, serão proporcionadas condições exclusivas de financiamento, via AGCO Finance, para a aquisição de equipamentos da Fendt e contratação de seguros para maquinários agrícolas.  

O programa PRO Carbono possui entre seus pilares o sequestro de carbono por meio da intensificação de um manejo ainda mais sustentável e também auxilia o produtor na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante as operações por meio do acesso facilitado a tecnologias que permitem maior eficiência no campo. Para esse segundo pilar, o ingresso da Fendt dará mais subsídios para analisar essas emissões através da melhor utilização das máquinas e tecnologias agrícolas dentro de um modelo sustentável para a agricultura tropical.

Desde que chegou ao Brasil, os motores equipados nos produtos da Fendt estão adequados ao Tier 5 de emissões, um dos mais eficientes do mundo. Esses equipamentos proporcionam o torque e a velocidade ideais para cada necessidade. Além disso, todas as tecnologias embarcadas nos produtos garantem maior precisão dos manejos e redução na utilização de insumos. Sendo assim, a participação no PRO Carbono está em linha com compromisso da marca de ser uma parceria confiável para o desenvolvimento sustentável da agricultura.

“Acreditamos em uma produção sustentável, que esteja em harmonia com o meio ambiente e que alimente o mundo com o menor impacto possível. Entramos para o projeto PRO Carbono para valorizar a agricultura brasileira, que adota práticas como o plantio direto e a produção de duas ou mais safras no mesmo ano, ações que potencializam a saudabilidade e a retenção de carbono no solo. Queremos incentivar nossos agricultores a continuarem nesse caminho, com práticas ainda melhores e assim mostrar ao mundo a nobreza que é produzir alimentos”, comenta José Galli, diretor da Fendt na América do Sul.

Já para o pilar sobre sequestro de carbono, é necessário que plantas estejam presentes no solo. O Brasil, por adotar técnicas como o plantio direto, a Integração entre Lavoura Pecuária e Floresta (iLPF), a rotação de culturas e a permanência de cobertura no solo, consegue remover da atmosfera uma quantidade expressiva de CO2, contribuindo assim para a segurança alimentar e a sustentabilidade global. “Estamos em um caminho promissor junto aos agricultores e parceiros dispostos a contribuir para a criação de um ecossistema de carbono no agronegócio. A AGCO e a Fendt se juntam a nós para, por meio do acesso facilitado a máquinas de última geração, levar ainda mais valor à experiência dos participantes do PRO Carbono, pioneiros na adoção de tecnologias e inovações para aumento de produtividade e da maior sustentabilidade no campo”, explica Fabio Passos, líder do negócio de Carbono da Bayer para a América Latina.

Em um momento de grandes exigências por parte dos consumidores, ciência e transparência em todo o processo é fundamental para que os agricultores possam ter acesso a benefícios e comprovar a sustentabilidade presente na agricultura brasileira. “Queremos estimular produtores a adotarem boas práticas e estimular aqueles que já adotam a avançar neste que é o único caminho sustentável para alimentar o mundo. Temos como missão darmos o suporte necessário para que os nossos clientes tenham acesso às soluções tecnológicas AGCO, conectadas com conceito de sustentabilidade”, diz Paulo Schuch, superintendente AGCO Finance”.

A iniciativa conta com um time de técnicos, acadêmicos e consultorias agrícolas especialistas em agricultura e meio ambiente. Esses profissionais auxiliam na análise e validação de novas metodologias de mensuração de carbono em solo, na validação de modelos e calculadoras que conseguem medir as emissões de carbono nas operações agrícolas e o potencial de acúmulo de Carbono em solos tropicais a partir da intensificação de um manejo sustentável. “Queremos que os agricultores tenham conhecimento dos resultados da intensificação de práticas sustentáveis adotadas e já sejam recompensados não apenas pelo que e quanto produzem, mas também pela forma como produzem. Por meio dos benefícios e do apoio técnico oferecido pelo programa, eles estarão cada vez mais preparados para tornar a agricultura parte da solução para os desafios climáticos”, finaliza Passos.

Financiamento verde

As condições especiais do Programa PRO Carbono são exclusivas para os participantes do projeto, no entanto, a Fendt possui linhas de financiamento verde para qualquer agricultor que adote práticas sustentáveis em suas lavouras. Um desses fundos é o “Climate Journey”, que também é viabilizado pela AGCO Finance e tem 100 milhões de euros disponíveis a nível global para quem utiliza práticas de manejo preservacionista. A participação ativa em ações como estas é um compromisso de longa data que a fabricante possui com a agricultura do futuro, que é reconhecida pelos seus maquinários inteligentes, econômicos e de alta qualidade.

Sobre a Fendt

Fendt é a marca líder em alta tecnologia no Grupo AGCO para clientes com as mais altas exigências de qualidade de máquinas e serviços. Os tratores e harvesters Fendt operam globalmente em fazendas profissionais, bem como em aplicações não agrícolas. Os clientes se beneficiam de tecnologia inovadora para aumentar o desempenho, a eficiência e a economia. O uso de tecnologias Fendt que economizam recursos ajuda os agricultores e empreiteiros a trabalhar de forma sustentável em todo o mundo.

Em suas instalações alemãs em Marktoberdorf, Asbach-Bäumenheim, Hohenmölsen, Feucht, Waldstetten e Wolfenbüttel, a AGCO emprega cerca de 6.100 pessoas em pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, bem como em produção, serviço e administração. www.fendt.com, www.fendt.tv, www.facebook.com/fendtglobal, www.youtube.com/FendtTV, https://www.instagram.com/fendt.global/

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.